quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Temperos: o segredo da cozinha


Eles dão toda a diferença na comida.
Não podem faltar na casa de um universitário que vai cozinhar né? 
A partir deles conseguimos até descobrir a origem de algumas comidas. 
Quer ver?
Responda esse Quiz! 
Ah super fácil... (resposta no final).
(  1 )Comida baiana                           (    ) vinho e manteiga                         
(  2 )Comida espanhola                     (    ) azeite de dendê, leite de coco e pimenta
(  3 )Comida francesa                        (    ) azeite de oliva, alho e açafrão
Ah bem que eu queria um destes! #Sonho
Aqui tem uma relação apenas dos temperos mais comuns e mais fáceis de encontrar em qualquer supermercado de esquina: 


ALHO
Raiz, cujo bulbo se constitui de vários dentes, de sabor picante e aroma forte.  Pode ser utilizado em grãos, em pó ou flocos. Os dentes de alho, depois de descascados, são utilizados esmagados, picados ou fatiados. Podem ser usados crus, grelhados, assados ou fritos. 
Nunca utilize um alho queimado, pois  ele incorpora ao prato um sabor ácido e desagradável.
AZEITONA
Espremidas fornecem o óleo de oliva. Entra na composição de muitos pratos e molhos e antepastos. Muito usada como complemento nas saladas e nos recheios.
BICARBONATO DE SÓDIO
Fermento em pó . As primeiras bebidas de soda foram produzidas pela adição de bicarbonato de sódio na limonada. Utilizado no preparo de bolos e biscoitos.
CANELA 
Dá um toque oriental e misterioso mesclada no tempero de carne de carneiro ou cabrito. Usada  para aromatizar doces, como arroz-doce e curau (canjica). É maravilhosa sobre banana cozida.
CEBOLA
Um dos temperos mais utilizados na cozinha. No Brasil são cultivadas as brancas, mais suaves, e as roxas, mais fortes e picantes. Indispensável nas saladas ou para dar consistência a certos molhos.
DENDÊ 
Da polpa e da amêndoa do fruto extraí-se o azeite de dendê. Usado na composição da maioria dos pratos da culinária baiana (no pirão fica uma delícia).
GENGIBRE
Presente na composição do curry. Muito usado num tipo de cerveja e para aromatizar destilados. Tempero  básico do nosso  quentão caipira. Na cozinha acrescenta frescor e aroma a peixes, carnes e molhos.
GERGILIM
Sementes com sabor muito semelhante ao das amêndoas.  Usado na cozinha árabe, cru   ou levemente tostado, com sabor mais forte, no tempero de saladas, queijos, ensopados de peixes, aves ou carnes. Dá um sabor especial quando acrescentado ao arroz integral já cozido. Bom nas massa de pães, , biscoitos, roscas, e em certos tipos de bolo. Ótimo polvilhado sobre peixe, galinha, ou macarrão, antes de ir ao forno.
LOURO
Suas folhas são vistosas e têm odor forte e paladar amargo. 
Ideal no preparo de molhos, legumes, assados, caldos, ensopados, frutos do mar, em massas e conservas. Uma folha apenas pode dar vida ao feijão e algumas verduras. A folha deve ser retirada antes de se servir a refeição, pois é ruim de mastigar e torna o prato deselegante.
MANJERICÃO
Pode ser utilizada fresca e seca. Suas folhas secas são usadas em peixes, carnes, arroz cozido com caldos eensopado de lagosta. Fresca usa-se no preparo de saladas, pizzas, massas, ecarnes. Combina com molho de tomate, queijo parmesão, berinjela, abobrinha e tomate fresco.
MOLHO INGLÊS
Tempero líquido de cor escura e sabor característico, feito de vinagre de malte, melaço, açúcar, cebola, alho,tamarindo, cravo, essência de anchova e extrato de carne. Utilizado na culinária para temperar carnes, aves, sopas, molhos, caldos, caças, ensopados, recheios de sanduíches.
COMINHO
De sabor forte, deve Ser usado em pequenas quantidades em pratos à base de queijos, ovos, carnes, oves, batotas e legumes. Também recomendado no preparo de molhos e pães. 
CRAVO DA ÍNDIA
Doce e picante, é usado tonto para ornamentar como paro dar sabor. Ideal paro molhos, conservas, doces, compotas, assados etc. 
PIMENTA DO REINO PRETA 
Em grão é usada em saladas, marinados, assados e pickles. Moída, pode ser usada em todos os pratos salgados. Ideal na água de cozimento de carnes, molhos, no final do preparo de legumes e verduras, salpicada sobre carnes, peixes e frangos antes de grelhar. 
RAIZ FORTE 
Ideal no preparo de sushi e sashimi e alguns molhos. 
ORÉGANO 
Esse nem precisa falar né? Pizza o/
SAL & AÇÚCAR
Sem comentários. rs

PS: Para quem não sabe combina-los existem opções no mercado muito simples, já com as indicações e eu já até falei de uma aqui no MeLaNCia.


Resposta do quiz: 3,1,2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Sugestões? Críticas? Envie-nos!