quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ovo e Microondas. É possível?



Não tem coisa que eu ame mais e que seja mais fácil de fazer do que fritar um ovo e comer com um pãozinho francês.
Mas voltando a pergunta: Ovo e Microondas. É possível?
Sim, é possível.
Frito ou cozido, o microondas pode resolver o seu problema. Mas antes é preciso que  você saiba algumas coisas que aconteceram comigo que eu vi por ai.
Onde eu trabalho (SAMU) não podemos ter fogão, pois poderemos ter alguma ocorrência e sair correndo e deixar o fogão acesso, então eles nos disponbilizam um microondas. E olhe, cozinhar em microondas não é tarefa tão legal.
Mas como microondas e universitário tem tudo haver, resolvi fazer este post.


Então vamos as experiências que já fiz:


1- Ovo frito (o ínicio)
Sabe o que aconteceu com o meu primeiro ovo frito no microondas?
Sim, ele explodiu e sumiu! kkkk
Agora imagina minha cara no trabalho??? ¬¬
Como aconteceu:
Quebrei um ovo no prato, coloquei um pouco de margarina e um pouco de sal e coloquei 1 minuto no microondas. E voilá, ele EXPLODIU!
O que eu deveria ter feito?
Quando você vai fritar um ovo no mircroondas, você deve furar a gema, pois é ela a responsável pela explosão do ovo! Ou fura ou dá uma mexidinha para quebrar a película da gema. Ai ele frita direitinho e não explode.

2- Ovo frito "japonês"
Quer dizer que eu tenho outra opção??
Sim, nas casas japonesas ou de 1,99 vende um dispositivo (que eu não aprovo muito) e serve para "Fritar" o ovo no microondas. Este aqui abaixo.
Bom, eu não recomendo isso não, pois ele não frita o ovo e sim cozinha ele e você tem que furar a gema de todo jeito. Quando você fecha este dispositivo e coloca no microondas, o vapor fica uma parte retido na vasilhinha e outra parte passa por uns furinhos que tem na parte de cima, então o ovo não frita e sim cozinha com o vapor.

3 - Ovo cozido no microondas (via)

O procedimento correto seria embrulhar esse ovo em um filme plástico de PVC, ou em um pedaço de papel alumínio, colocar em um refratário de microondas totalmente submerso em água, aconselho deixar 1 dedo de água acima do ovo.
Papel alumínio em grandes quantidades pode causar problemas ao microondas, porém na teoria em pequenas quantidades, dentro da água, e sem risco de contato com as paredes do microondas não oferece perigo, ainda sim, use por sua conta e risco.
Se utilizar o filme plástico vai ser o mesmo que ferver o ovo sem nenhuma proteção, porém, caso ele exploda pelo menos você reduz o problema contendo o ovo dentro do plástico e portanto sem sujar o microondas.
Já o papel alumínio reflete as ondas de microondas, ou seja, elas não vão atingir o ovo, portanto não irão aquecer o mesmo e o risco do ovo explodir é reduzido a zero.  Mas ai você pergunta, "Se o microondas não atua sobre o ovo neste caso, como ele é cozido?" simples, o microondas não atua diretamente sobre o ovo, mas continua atuando sobre  a água ao redor, que neste caso é aquecida e atua sobre o ovo causando seu cozimento, bonito não?
Em ambos os casos o ovo deve ser cozido em potência máxima de 3 a 4 minutos dependendo da potência de seu microondas.



 Bom, agora é só aproveitar o seu ovo.
Mas nada, nada substitui a velha frigideira e a manteiguinha!
Mas se caso você precisar, agora você já sabe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Sugestões? Críticas? Envie-nos!